Notícias

Produção de umbu cresce na Paraíba e cultura se torna tema central de debate

Produção de umbu cresce na Paraíba e cultura se torna tema central de debate

O diretor de comunicação do SINAVEZ-PB e coordenador da Rede Umbu Nordeste, Ewerton Bronzeado, participou da abertura do Encontro Regional do Umbu Gigante no Semiárido Brasileiro, nos dias 17 e 18 de abril em Vitória da Conquista (BA), junto ao presidente da EMPAER-PB, Aristeu Chaves, representando a Rede Umbu Nordeste. Na oportunidade eles discutiram a viabilidade da expansão da cultura do umbu gigante para toda a região semiárida da Paraíba.

A variedade de umbuzeiro produz frutos maiores e mais suculentos que o umbu comum, e que tem se mostrado uma excelente opção de cultivo para a região do semiárido, por sua adaptabilidade às condições climáticas e sua importância socioeconômica.

Na Paraíba, os municípios de São Vicente do Seridó e Olivedos são os maiores produtores do fruto, mas a cultura se encontra em quase toda a região do Semiárido paraibano. Este ano o Estado colheu uma safra de umbu estimada em três mil toneladas, nos 70 municípios produtores, superior à safra do ano passado que foi estimada em 790 toneladas, quantidade comercializada para indústrias de vários estados do Nordeste.

De acordo com Ewerton Bronzeado que também é extensionista da EMPAER-PB, a Rede Umbu Nordeste tem como objetivo divulgar, preservar e organizar a cadeia produtiva do umbu, beneficiando a agricultura familiar através da geração de emprego e renda. “O encontro foi muito proveitoso com intercâmbio de informações sobre técnicas de manejo colheita e práticas bem sucedidas do umbuzeiro como alternativa para o Semiárido”.

Com acompanhamento técnico pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), o Governo do Estado trabalha na organização da cadeia produtiva e tem como meta introduzir a variedade.