Notícias

Empaer realiza leilão de gado bovino das raças Guzerá, Sindi e Pardo Suíça neste sábado (12)

Empaer realiza leilão de gado bovino das raças Guzerá, Sindi e Pardo Suíça neste sábado (12)

Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), realiza neste sábado (12), às 9h, leilão exclusivamente na modalidade virtual, de 33 animais, na categoria descarte/abate, das raças Pardo Suíça, Guzerá e Sindi.

O presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães, explicou que em razão do agravamento da pandemia da Covid-19, excepcionalmente, as sessões de lances (leilão propriamente dito) serão realizadas na modalidade virtual, sendo mantidos na forma presencial os demais atos do certame, a exemplo da assinatura do contrato e da retirada e transporte dos animais arrematados, durante os quais será obrigatório o uso contínuo de máscara. 

Os animais leiloados serão excluídos dos plantéis bovinos da Emepa-Pb, por motivo de “descarte seletivo” - problemas fisiológicos, morfológicos e reprodutivos -, além de apresentar índices zootécnicos abaixo do padrão, que impedem o registro. Essa prática é uma atividade de rotina na gestão dos rebanhos da Emepa, razão pela qual não será fornecido Registro Genealógico dos animais, informou o diretor de Pesquisa da Empaer, Manuel Duré.

Os 33 animais a serem leiloados estão distribuídos em lotes por raça e sexo, sendo uma fêmea e nove machos Pardo Suíço, duas fêmeas e sete machos Guzerá e quatro fêmeas com uma cria macho ao pé.  

A sessão de lances, que abrangerá todos os 33 animais/lotes, será realizada no canal oficial da Empaer Paraíba no YouTube, no endereço eletrônico https://youtu.be/SeCNpK286yE . Os participantes deverão realizar pré-cadastro no site da Empaer, por meio do endereço eletrônico https://forms.gle/4GeuLv71pX2djYV56 . 

Para que puder utilizar o chat do canal oficial da Empaer, os interessados deverão cadastrar usuário diretamente no YouTube, com os dados pessoais do titular que for participar do certame. Os lances também poderão ser realizados pelo grupo do WhatsApp, acessível pelo endereço eletrônico https://chat.whatsapp.com/LMjpFYLgIEG7I6DTMI3k7B .