Notícias

SINAVEZ visita plantação de alface cultivado através de hidroponia no sertão paraibano

SINAVEZ visita plantação de alface cultivado através de hidroponia no sertão paraibano

As plantações de alface hidropônica do sertão paraibano foram visitadas por uma equipe do Sindicato dos Agrônomos, Veterinários e Zootecnistas (SINAVEZ), que destacou o trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido entre produtores e extensionistas rurais. A produção de alface hidropônica tem feito sucesso e sido exemplo de economia de água na cidade de Carrapateira, no Sertão paraibano, onde a plantação compreende 80 mil pés da hortaliça.

A hidroponia é uma técnica de cultivo onde as raízes das plantas ficam suspensas em uma estufa e as hortaliças recebem apenas a água que precisam e a dose correta de sol, apoio, água arejada e nutriente.

O produtor de alface, Washington de Sousa encontrou na hidroponia, o caminho para a economia. Uma solução de produção que dá para produzir com pouca água e representa uma economia de 85% de água em relação ao anigo modo de plantação.

A alface produzida em Carrapateira abastece os principais mercados do Sertão a exemplo de Cajazeiras e ainda algumas cidades do Ceará.

De acordo com o extensionista da Empar que atua na região, Sérgio Viana, a alface é a maior do país. “Através deste sistema conseguimos ter a maior alface do Brasil, num menor ciclo de cultivo, com menos água e sem agrotóxico”, explicou.

Sérgio Viana destacou a vantagem do baixo consumo de água e da ocupação de pequenas espaço com estufa como algumas das vantagens da tecnologia empregada, que representa uma opção viável para grandes e pequenos produtores. “Precisamos levar esta tecnologia para a agricultura familiar, que garantir autonomia econômica e qualidade de vida, beneficiando toda a cadeia produtiva.

O diretor de Comunicação do SINAVEZ, Fábio Sousa, destacou o empreendedorismo dos agricultores e o apoio prestado pelos profissionais extensionistas, que dão o suporte através do know-how científico, com orientação técnica e consultoria para obtenção de crédito. “Ficamos bastante impressionados e satisfeitos com o trabalho inovador que vem sendo desenvolvido nessa região com a técnica de hidroponia”, disse.

Outros projetos de hidroponia estão localizados nos municípios de Bom Jesus e São José de Piranhas.