Notícias

Produção e comercialização do algodão colorido e branco é destaque em visita do SINAVEZ

Produção e comercialização do algodão colorido e branco é destaque em visita do SINAVEZ

Em visita técnica nesta quarta-feira (2) no município de Salgado de São Félix, o Sindicato dos Agrônomos Veterinários e Zootecnistas dos Entes Públicos no Estado da Paraíba (SINAVEZ) esteve nos campos de produção do algodão colorido e branco onde é realizado acompanhamento agroecológico. Desde 2015, o algodão produzido no assentamento, que é cultivado de forma manual e orgânica e já nasce colorido, é exportado para a Europa e transformado em artigos de cama, mesa e banho e em peças de vestuário.

Os técnicos da Embrapa Algodão e Empaer levam o conhecimento sobre a atividade agrícola, ensinando o agricultor a cultivar sem defensivos e manejar corretamente o solo e a água, sobretudo na região do semiárido, onde ocorrem longos períodos de estiagem.

De acordo com o engenheiro agrônomo Wilson da Silva Barbosa, o algodão é a principal atividade para agricultores do assentamento Campos e muitos estão vendo o sucesso dos pioneiros e o querendo se adaptar a trabalhar dentro dos processos agroecológicos, principalmente na cultura do algodão. “Então parabenizo a equipe que nos acompanhou e aos agricultores que acreditam no nosso trabalho no dia a dia. Percebemos que eles se engajaram no processo agroecológico e têm o interesse de continuar com a cultura do algodão, satisfação de termos sempre esse acompanhamento sistemático com cada agricultor envolvido no programa”, disse.

Para o tecnólogo em Cooperativismo da Empaer e diretor de comunicação do SINAVEZ, Fábio Sousa, a Paraíba já foi um estado grande produtor desta cultura e poderá voltar a ter a mesma produção do passado. “Agora será possível porque conta com parcerias que ajudarão a fortalecer a atividade, envolvendo toda a cadeia produtiva e evitando o atravessador. Todo o corpo técnico da Empaer está empenhado nesse projeto, como sempre esteve com sua experiência, com os agricultores que devem procurar os escritórios onde encontrarão toda a orientação” disse.

As principais características do algodão colorido produzido em Salgado de São Félix vão da plantação em sistemas agroecológicos em consórcio com outras culturas como milho, feijão, gergelim, entre outras até ter 100% da mão de obra familiar, respeitando o meio ambiente.

Segundo o produtor, João Lourenço, pioneiro no plantio de algodão colorido, a forma consorciada com outras culturas garante produção diversificada e renda extra. “Vale muito a pena porque é mais um reforço na nossa renda, pra gente comprar roupas, calçados. Se a gente estivesse plantando só milho e feijão não tinha como. É ótimo o plantio de forma consorciada porque primeiro colhemos o feijão, depois o milho e, por último, o algodão”, explicou o agricultor assentado.

De acordo com o engenheiro agrônomo Wilson Barbosa, a Empaer presta assistência continuada a esses grupos de produção desde o preparo do solo a colheita. “Temos uma meta de melhorarmos a qualidade das sementes, para isso contamos com a Embrapa grande parceira nossa. A nossa produção depende muito do fator pluviométrico. Ano bom, boa colheita”.

A visita foi documentada para a produção de vídeo técnico produzido pela Top Mídia, que está realizando captação de imagens e áudios para campanha midiática do SINAVEZ e alimentação das plataformas digitais, com o objetivo de mostrar a aa atuação dos profissionais associados ao SINAVEZ e sua importância para o desenvolvimento sócio econômico da Paraíba.