Notícias

Produção de cebola da Comunidade Cacimba Nova em Conceição é destaque em visita técnica do SINAVEZ

Produção de cebola da Comunidade Cacimba Nova em Conceição é destaque em visita técnica do SINAVEZ

O Sindicato dos Agrônomos, Veterinários e Zootecnistas (SINAVEZ), realizou uma visita aos produtores rurais da comunidade Cacimba Nova, município de Conceição, no Vale do Piancó, que estão comemorando o aumento na produção de cebolas e planejam ampliar a área de plantio para a próxima safra. A previsão de colheita de cebola, neste ano, é de 150 toneladas, representando um crescimento de 50% em relação ao mesmo período de 2019. Além de outras culturas, a comunidade quer investir ainda mais na produção, de olho no mercado promissor.

O presidente da Associação Comunitária Cacimba Nova (ASCOCAM), João Costa, explicou que o projeto teve início há duas décadas apenas com um tipo de cultura. “Hoje nós temos um celeiro de produção de culturas diversas, nós trabalhamos com a cebola, com tomate, com melancia, feijão vermelho, maracujá, melão, batata doce. Cacimba Nova não para, produzimos os doze meses do ano”.

João Costa é um dos fundadores da comunidade, conhecida nacionalmente, através de matérias jornalísticas veiculadas na imprensa e atribui o reconhecimento a experiência bem-sucedida com produtos de alta qualidade.

Na comunidade, 16 famílias trabalham utilizando a técnica de irrigação por micro aspersão e gotejamento. “Agora que foram retiradas estas cebolas, daqui a 15 dias a terra já estará pronta para receber outra cultura, assim fazemos uma rotação de cultura e as pessoas se beneficiam e a produção cresce gerando emprego e renda para muitas famílias.

Para o sucesso da colheita, o presidente da associação que também é um dos fundadores de Várzea Nova, acreditam que o apoio técnico é fundamental para o sucesso das ações da comunidade. Este ano, as chuvas impulsionaram ainda mais a produção, o que foi ainda mais importante neste momento de pandemia.

João Costa explicou que o trabalho de assistência técnica é feito em uma ação conjunta entre duas equipes: Conceição e Cajazeiras, o que tem garantido o sucesso no plantio e da colheita de culturas durante todo o ano.

Para o diretor de Comunicação do SINAVEZ, Fábio de Sousa, o apoio da assistência técnica través da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), é responsável pela orientação e assistência à comunidade, que se destaca na produção de hortaliças e frutas, gerando desenvolvimento econômico para os pequeno agricultores e para a região.