Notícias

Estações de pesquisas cultivam sorgo forrageiro e milho para ração na PB

Estações de pesquisas  cultivam sorgo forrageiro e milho para ração na PB

A produção de forragem para silagem destinada à alimentação suplementar de animais, objetos de pesquisa de melhoramento genético, levou a Empaer a iniciar nesta semana a preparação do terreno e o plantio de sorgo e milho nas estações experimentais, informou o presidente da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária, Nivaldo Magalhães.

Estas ações vão permitir que as estações tenham ração em estoques para atender a demanda alimentar dos rebanhos bovinos e caprinos, em período de estiagem prolongada.

Na Estação Experimental Pendência, em Soledade, onde são trabalhadas pesquisas sobre melhoramento genético de 

caprinos e ovinos, serão 10 hectares de milho e 15 hectares de sorgo forrageiro, com a previsão de colheita de 300 toneladas de forragem.

Os trabalhos de preparo do terreno para o plantio também acontecem na Estão Experimental Alagoinha, no município de Alagoinha, onde serão cultivadas 10 hectares de milho e 10 hectares de sorgo, e mais duas hectares de cana-de-açúcar.

Na Estação Benjamim Maranhão, em Tacima, também é executada ação semelhante de pesquisas de melhoramento genético, as máquinas estão fazendo o preparo para a plantação dessas mesmas culturas.

A Estação João Pessoa, em Umbuzeiro, igualmente, fará o plantio de 10 hectares de milho e sorgo, devendo colher 200 toneladas para silagem. No entanto, ainda aguarda uma maior incidência de chuvas na região para início do plantio, mas já faz preparação do solo.

Fonte: Secom